segunda-feira, 27 de maio de 2013

O Significado Pessoal do Cancro

Viver com incerteza é o principal desafio que as pessoas diagnosticadas com cancro enfrentam, assim como aquelas com as quais partilham relações próximas.

O Futuro, que noutro tempo parecia ilimitado rapidamente passa a limitado quando interpretado num contexto de diagnóstico de cancro.



O Enfermeiro que se desafia a si prórpio, e deseja fazer a diferença na qualidade de vida do doente com cancro, deve proporcionar apoio, ouvindo sem julgar, providenciando uma oportunidade para o individuo contar a sua história.



Logo após a revelação do dignóstico de cancro, cada pessoa estabelece uma via única, caracterizada por respostas físicas e psicossocias, altamente pessoais, a uma situação marcada pela incerteza. Sendo a principal preocupação da pessoa, a vida versus a morte.

Através de alguns estudos, verificou-se que as pessoas que recebiam o diagnóstico de cancro quando estavam sozinhas ou apenas com pessoal médico, demostravam maior "stress" daquelas que se encontravam acompanhadas por familiares ou amigos. Registavam adormecimento dos sentimentos ou choque e, particularmente, vulnerabilidade nas situações em que se encontravam sós. Demonstrando necessidade de dar a conhecer o seu sentimento de tragédia pessoal.  

Então para minimizar o trauma na apresentação do disgnóstico, os enfermeiros podem fazer a diferença e ter um papel fundamental. O Enfermeiro poderá antecipar essa situação recomendando o acompanhamento de familiar ou amigo na altura de revelação de diagnóstico.






O Médico, frequentemente o oncologista, também se encontra em posição favoravel na diminuição do trauma na revelação do diagnóstico, ou plano de tratamento. Podendo voltar a explicar uma segunda ou terceitra vez, se assim for necessário para a que a pessoa compreenda melhor toda a situação. Uma vez que, a pessoa quando é confrontada com este tipo de diagnóstico e plano de tratamento, pode-se sentir sobrecarregada.

Assim o enfermeiro conjuntamente com o médico, também tem aqui um papel fundamental, ou seja, de avaliar a resposta e o nível de compreensão. Podendo também repetir a informação, validar a compreensão e encorajar a participação nas decisões do tratamento e no estabelecimento de objectivos.




A assistência é uma missão de compromisso e de amor. Uma missão eminentemente humana. Não nos podemos esconder atrás de uma bata profissional, quer sejamos médicos, enfermeiros, psicólogos, etc.... Não chega termos de colocar o problema dos limites. Importa que cada qual tenha a consciência dos seus.... Esgotamo-nos menos, se nos entregarmos a fundo, se soubermos recuperar força por outros meios, do que protegendo-nos por trás de uma atitude defensiva.

Para mim só assim faz sentido ser enfermeira!!
<3

1 comentário:

Mary - Strawberrycandy disse...

Não deixes de participar neste passatempo: http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/2013/05/passatempo-do-4-aniversario-do-o-meu.html
Beijinhos,