segunda-feira, 13 de maio de 2013

O bom Uso dos Medicamentos!!



O bom uso dos medicamentos abarca todos os medicamentos, os prescritos pelo médico e os não prescritos.
O bom uso do medicamento decorre dos esclarecimentos que são prestados quer pelo médico, quer pelo farmacêutico, quer pelo enfermeiro. Todos devem estar sensibilizados para dar a conhecer à pessoas o melhor possível o que está a tomar através da leitura atenta do folheto informativo. Devendo seguir rigorosamente o tratamento recomendado, dando especial atenção às doses, horários, duração e às precauções especificas inerentes à toma do medicamento.

Conselhos para uma automedicação responsável:
·        A automedicação está exclusivamente indicada para medicamentos que não necessitam de prescrição médica;
·        So serve para prevenir e tratar sintomas de doenças ligeiras que não necessitam de consulta médica;
·        A duração da toma não deve ultrapassar 3 a 7 dias;
·        Não está indicada se os sintomas persistirem; no agravamento do estado de saúde; nas dores intensas ou agudas; na ocorrência de reações adversas;


Sistema digestivo:
·        Diarreia; enfartamento; prisão de ventre (obstipação); higiene oral; estomatites.
Sistema respiratório:
·        Gripes e constipações; tosse e rouquidão. 
Sistema cutâneo:
·         Algumas queimaduras; verrugas; herpes labial; calos e calosidades.
Sistema muscular / ósseo:
·        Dores musculares ligeiras a moderadas e contusões; estados febris de curta duração; estados de astenia de causa conhecida (falta de vitalidade / cansaço); irritação ocular de duração inferior a 3 dias.
 

Situações em que a automedicação está desaconselhada:
·        Grávidas; mães que amamentam; bebes; idosos vulneráveis.
 Relativamente aos idosos vulneráveis, referimos os que tomam mais que três medicamentos sujeitos a prescrição médica, é evidente que possam ocorrer interações entre os medicamentos.


 
 Por exemplo:
·        Os antiácidos com os antibióticos – os antiácidos vão interferir na absorção de alguns antibióticos, podendo diminuir a eficácia do antibiótico e por sua vez a diminuição do seu efeito terapêutico;
·        Alguns anti-histamínicos (alergias) tomados conjuntamente com os calmantes podem potenciar o efeito sedativo do calmante;
·        Doses elevadas de vitamina C interferem com os testesd de determinação da glucose na urina podendo induzir em erro os resultados.

Uma vez que todos os medicamentos têm efeitos secundários e interações, é completamente desaconselhado a sua banalização.

Por essa razão deve sempre pedir aconselhamento ao seu farmacêutico mesmo nos medicamentos que não necessitam de receita médica. Este profissional de saúde avalia toda a medicação que está a fazer podendo alertar para eventuais interações e medidas que devera tomar para a pessoa não ficar possivelmente mais doente.

Todas as pessoas que tomam medicação diária para tratamento permanente de doenças cronicas ao fazerem automedicação sem consultar nenhum profissional de saúde, correm riscos desnecessários.
Exemplos: Diabetes; Epilepsia; Hipertrofia da próstata; Parkinson; Insuficiência cardíaca; Glaucoma; Asma; entre outros. Devem-se aconselhar sempre que pensem em tomar alguma medicação que não esteja indicada pelo seu médico.

Cuidados a ter sempre na toma de medicamentos
Regras de ouro a seguir:
·        Validar a escolha do medicamento pelo farmacêutico;
·        Ler sempre o folheto informativo;
·        Respeitar as indicações;
·        Estar atento às contraindicações;
·        Dar atenção a determinados alimentos e bebidas que podem influenciar a atividade do medicamento;
·        Respeitar a quantidade da toma;
·        Sempre que sinta algum efeito indesejado na toma do medicamento, deve informar imediatamente o médico ou farmacêutico, (alergias; cirurgia planeada; intervenção estomatológica; etc).

Tome a sua medicação mas de forma correta!
 

 

Sem comentários: