sexta-feira, 17 de maio de 2013

A CÉLULA!!!

Para continuar a dar informações acerca do tema abordado anteriomente (cancro), será necesário fazer uma breve descrição da unidade básica da vida, ou seja "A CÉLULA"!!

Só assim poderá ser util a informação seguinte. Sem um conhecimento mínimo adequado sobre o que é a "célula", o  que a constitui, como funciona e para que serve, será muito dificil entender conceitos como células tumorais (neoplásicas), bem como os fármacos usados para curar, prevenir ou irradicar as células doentes. 

Então:

A Célula é a unidade básica da vida e é constituida por muitas estruturas, nas quais vou destacar algumas:
  • Membrana plasmática (delimitação da célula);
  • Citoplasma (liquido existente no interior da célula);
  • Ribossomas (proteína existente no nucleo da célula que ajuda na passagem da mensagem após leitura de identidade da célula (ARNm) permitindo a sintese proteica);
  • Nucleo (onde está toda a informação genetica (identificação da célula), e tem a responsabilidade de transmitir essa informação para as células filhas durante a divisão celular)



Outro conceito importante:

Ciclo Celular

"É impossível imaginar a multiplicação de uma fabrica, de modo que todas as filiais fossem extremamente semelhantes a matriz, com cópias fieis de todos os componentes, inclusive dos diretores. No caso da maioria das células, é um acontecimento normal e de rotina."

Então o ciclo celular é um conjunto de processos, através dos quais a célula faz a replicação e transmissão da informação genética (copia da célula exatamente com a mesma identidade), e termina com a divisão celular, ou seja, originando duas células iguais á que lhes deu origem.

O ciclo celular engloba duas fases:
  • Interfase, ou seja, um período de duração relativamente longo, de crescimento intenso;
  • A Mitose, ou seja, um período relativamente curto, de divisão.
A interfase é o período que precede qualquer divisão celular, sendo de atividade metabólica intensa. Nesse período, dá-se a preparação para a divisão celular, que envolve a duplicação material responsável pelo controle da atividade da célula (cromatina). Todas as informações existentes ao longo da molécula de DNA são passadas para a cópia, como se correspondessem a uma cópia fotográfica da molécula original. Em pouco tempo, cada célula formada da divisão receberá uma cópia exata de cada cromossoma da célula se dividiu.

A duração do ciclo celular é variavel para os diferentes tipos de células. Por exemplo, no caso das células da medula ossea, pode-se considerar muito breve (24 horas); já o mesmo não acontece nas células hepáticas, sendo considerado bastante mais longo, levando meses ou anos.

Nas células, existe uma espécie de “manual de verificação de erros” que é utilizado em algumas etapas do ciclo celular. Em cada etapa em que se dá a verificação de erros, a célula avalia se é possível avançar ou se é necessário fazer algum ajuste, antes de atingir a fase seguinte. Muitas vezes, a escolha é simplesmente cancelar o processo ou até mesmo conduzir a célula à morte.

Resumindo, existem várias etapas na formação e crescimento das células do nosso corpo. Então os fármacos utilizados na quimioterapia (tema a ser abordado), podem atuar em vários pontos do ciclo celular, dependendo dos vários mecanismos de acção, tendo como objetivo a interrupção no ciclo celular.

Próxima semana falarei então da quimioterapia.
Espero ter ajudado a clarificar mais uns conceitos relacionados com o nosso corpo!!
:)



Sem comentários: