Conjunto de respostas de apoio social para pessoas idosas, que têm como objetivo promover a autonomia, a integração e a saúde.
Existem 7 tipos de respostas sociais:
Serviço da Apoio Domiciliário
Consiste na prestação de cuidados e serviços a famílias e/ou pessoas que se encontram no seu domicilio, em situação de dependência física e/ou psíquica e eu não possam assegurar, temporariamente ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou a realização de atividades instrumentais da vida diária, nem disponham de apoio familiar para o efeito.
Centro de Convívio
Consiste em atividades sociais, recreativas e culturais, organizadas e dinamizadas com participação ativa das pessoas idosas.
Centro de Dia
Conjunto de serviços que contribuem para a manutenção no seu meio social e familiar, das pessoas com mais de 65 anos, que precisem dos serviços prestados pelo centro de dia.
Centro de Noite
Acolhimento noturno, dirigido a pessoas idosas com autonomia que, durante o dia permaneçam no seu domicílio e que por vivenciarem situações de solidão, isolamento e insegurança, necessitam de acompanhamento durante a noite.
Acolhimento Familiar
Consiste em integrar, temporária ou permanentemente, pessoas idosas em famílias capazes de lhes proporcionar um ambiente estável e seguro.
Estruturas Residenciais
Consiste no alojamento coletivo, de utilização temporária ou permanente, para idosos.
Centro de Féria e de Lazer
Destinado a todas as faixas etárias da população e à família na sua globalidade para satisfação de necessidades de lazer e de quebra da rotina, essencial ao equilíbrio físico, psicológico e social dos seus utilizadores.
Para obter informações sobre estes apoios sociais deve dirigir-se:
· Aos centros distritais do Instituto da Segurança Social da área de residência ou aos serviços de atendimento da Segurança Social da área da residência;
· À instituição particular de solidariedade social que presta o apoio;
· À Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Beijinho
Marisa
Sem comentários:
Enviar um comentário