segunda-feira, 29 de abril de 2013

ALIMENTAÇÃO E A SAÚDE


Com a idade a gordura tem tendência a ficar acumulada principalmente na barriga, mesmo até nas pessoas que não tem muito peso. Assim, é importante cuidar para que não aumente além do normal.
Também com o avançar da idade há uma maior dificuldade em fazer a digestão de alguns alimentos como: pimentos, alho, cebola, pepino, entre outros.
 Os intestinos também podem ficar mais lentos o que aumenta o tempo da digestão e diminui o número de dejecções.
É natural que a vontade de beber água diminua, fazendo com que a urina cheire mais forte e tenha obstipação, as fezes ficam mais secas, com cheiro muito forte, que exigem muito esforço para as expulsar.
Por essas razões deixo aqui algumas recomendações especialmente importantes:

·        É verdade que não faz esforços como fazia antigamente, mas o organismo precisa na mesma de todos os alimentos. As quantidades é que devem ser menores.
·        Inclua na sua alimentação
-       Cereais e tubérculos: arroz ou batata…
-       Hortaliças: couve, alface…
-       Fruta: laranja, maçã…
-       Leite e queijo: pelo menos um copo por dia de leite
-       Legumes: ervilha, feijão verde …                              
-       Ponha sempre um bocadinho de azeite.
-       Beba sempre bastante água. Seja num chazinho, nos intervalos das refeições e durante o almoço, ao jantar e ao deitar.
-       Carnes, pescado, ovos
  Peixe = prefira peixe à carne que deve consumir pelo menos 3 vezes por semana;
Carne = prefira as carnes brancas (frango, perú, coelho, porco)
Ovos = 2 a 3 por semana;
·        Tome sempre o pequeno-almoço. Beba leite ou equivalente (1 chávena de leite equivale a 2 iogurtes naturais), 2 fatias de queijo, pão ou cereais e fruta;
·        Não faça intervalos muito grandes entre as refeições principais. Não faça refeições muito grandes e volumosas. O ideal é não ultrapassar o tamanho da palma da mão.
·        Não se esqueça que a sopa é uma excelente forma de consumir produtos hortícolas (hortaliças e legumes);
·        Para além do pequeno-almoço, almoço e jantar. Deve fazer um lanche a meio da manhã, outro a meio da tarde e outro antes de deitar. Nesse lanche pode comer um iogurte, ou uma peça de fruta pequena, ou duas bolachas, sempre com + agua ou chá.
·        Evite o sal, substituindo-o por ervas aromáticas, especiarias, alho, louro, limão e evite caldos instantâneos ou “cubos de carne”;
·        Limite o consumo de açúcar refinado (o que faz parte dos bolos, sumos, doces…);
·        Lave os dentes e a boca logo pela manhã, ao deitar e depois de comer. Assim os dentes ficam limpos e a boca cheirosa.
·        Continue a cuidar de si, porque faz bem à sua saúde.

Beijinho
Marisa
       

Sem comentários: