Olá a todos!!
A pedido de um amigo, hoje vou falar um pouco sobre os benefícios e malefícios do leite.
Actualmente o leite que é comercializado pode prejudicar a saúde. Ou seja, o leite de vaca industrializado proveniente de vacas alimentadas com hormonas e outros produtos tratados com pesticidas é bem diferente do leite que existia nas décadas anteriores. Existem grandes diferenças do leite retirado de vacas alimentadas em pastos verdes e do leite que se adquire em supermercados. Este leite comercializado tem características bioquímicas e nutricionais bem diferentes que resultam da alimentação da própria vaca e posteriormente do processo de industrialização.
Em relação às crianças e adolescentes
Apesar de alguns malefícios, mesmo assim é menos prejudicial que os refrigerantes cheios de açúcar. Então, nestes casos é preferível beber leite evitando o consumo excessivo dos refrigerantes e outras bebidas gaseificadas. Mas também pode-se recorrer ao leite de origem biológica que não sofreu o processo industrial que é responsável pela diminuição de qualidade original, sendo esse uma boa fonte de cálcio, proteínas, vitaminas e minerais.
Em relação aos mais velhos e à prevenção da osteoperose
Pois é...isto é mentira!
O leite industrializado não previne a osteoperose. Ou seja, a pasteurização do leite destrói as enzimas. Sendo uma delas bastante importante e essencial para a absorção do cálcio, a "fosfatase". Então que adianta o leite conter cálcio se não é possível fazer a sua absorção? No fundo é como se estivessem a beber leite sem cálcio. Se beber leite de origem biológica de vacas criadas em pastos verdes, alimentadas com produtos naturais, e se o leite retirado não sofrer posteriormente os processos de homogeneização e industrialização, é uma boa fonte de cálcio e proteínas. Mas para pessoas com colesterol elevado ou sensiveis à lactose existem melhores opções.
Então onde obter o cálcio e as proteínas?
O que as pessoas procuram no leite e que este não dá, existem muitos outros alimentos que o dão. Sendo esses: Feijão, peixe, couves (os melhores: broculos e espinafres), cereais integrais, amêndoas e nozes em doses adequadas.
1 comentário:
e assim aprendemos sobre algo que pensávamos ter a maxima certeza.
desde há uma semana que o leite deixou de ser uma fonte de calcio para mim, faz-me falta pois o hábito era grande. mas o hábito fáz o monge nao é mesmo? e quem se habitua tambem se desabitua.
muito obrigado marisa, informações destas são preciosas para o bem estar de quem se quer cuidar.
Enviar um comentário