terça-feira, 20 de março de 2012

Viva a Primavera!!!!

Olá a todos e a todas!

Decidi partilhar alguma informação pertinente acerca das gordurinhas acumuladas no nosso corpo, uma vez que começa hoje a Primavera!
É uma óptima altura para mudar alguns hábitos alimentares, uma vez que começa a aproximar-se o Verão e ninguém gosta de sentir gordurinhas quando reduz o tamamnho das roupas.....

Segundo a DGS (Direcção Geral de Saúde), a obesidade é considerada a epidemia do século XXI. Sendo actualmente um dos grandes problemas de saúde pública na Europa e em todo o Mundo. Portugal é considerado um dos países europeus com maior prevalência de obesidade infantil.

Os factores directamente relacionados com a obesidade são: a má alimentação, a falta de exercicio fisico, entre outros já referidos em temas anteriores. quando refiro alimentação quero recordar ou informar que não é o açucar que engorda mais, mas sim as gorduras!

Então a nossa atitude passa por alterar o nosso padrão alimentar bem como outros hábitos de estilo de vida, pouco adequados e prejudiciais.Como resposta a este tipo de problemática, em primeiro lugar temos de ter vontade de mudar. Este objectivo será o principal para tudo o resto funcionar.

Quando digo mudar os hábitos de estilo de vida, não me refiro à redução na alimentação, nem reduzir os alimentos até ficar só a comer, alfaces, broculos, couves, até porque não somos animais ruminantes.
Necessitamos de todos os alimentos referidos na roda dos alimentos, agora o aspecto importante é a quantidade que ingerimos de cada grupo de alimentos.



Relativamente ao exercicio fisico é recomendado pela DGS, a sua prática pelo menos, 30 minutos de actividade moderada. de preferência diariamente, e a actividade passa por desporto, marcha, jogging, subida de escadas, utilização de bicicleta estática, natação, etc. O exercício físico pode ser praticado em diversos períodos mínimos, intervalados, de 10 minutos cada.

Os benefícios conseguidos através da perda de peso, mantida a longo prazo por um obeso, podem manifestar-se na: Saúde em geral; melhoria da qualidade de vida; redução da mortalidade.

Tinha muita informação para postar nesta mensagem, mas penso que vocês também já sabem tudo acerca da má alimentação. No fundo o objectivo desta partinha é mais uma vez sensibilizar para o facto de que temos de ser nós prórpios a mudar-mos os nossos hábitos. uma vez que tem de partir de cada um adaptar-se aum novo esrtilo de vida.

Beijinhos e até à próxima. Bom dia Primaveril !!!!!!!!!!!!!












Sem comentários: