Boa noite amigos!
Hoje a razão porque escrevo é bem mais triste que as anteriores, por isso mesmo senti necessidade de partilha-la:
Conheci uma menina chamada Maria que infelizmente, foi-lhe diagnosticado em Dezembro ultimo, Leucemia.
A Maria tem 10 anos, deveria estar como todas as outras crianças a preparar o regresso às aulas, em casa com os mimos da família, a terminar as férias grandes.
Mas não, afinal está no IPO internada, a espera de alguém compatível para a salvar, infelizmente como muitas outras.
Sinto-me muito pequena sempre que tomo conhecimento de mais uma situação tão triste como esta.
Tento colocar-me no lugar desta família para perceber a dor imensa que estão a passar, e mesmo assim não consigo imaginar. Mas acredito que seja tão grande, tão grande que chega a dar arrepios.
Por esse motivo estou aqui para vos sensibilizar, a ajudarem a Maria!!
Pequenos gestos de uns evitam a morte de outros. E quando falo de pequenos gestos, não estou a exagerar, são mesmo Pequenos. Que salvando se tornam Pequenos GRANDES Gestos.
Para quem estiver interessado mas pouco informado, ajudo em algumas questões.
Quanto à Leucemia, define-se como uma deficiência da produção de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Que são imprescindíveis para vivermos.
Os G.vermelhos porque transportam o oxigénio, os brancos porque nos defendem dos bichos oportunistas que se instalam dentro de nós e provocam infecções, e por ultimo as plaquetas mas não menos importantes, que previnem e controlam as hemorragias.
No fundo o que a Maria precisa é que alguém compatível com ela dispense uma pequena quantidade de liquido responsável pela produção desses nossos amigos, que nos fazem viver entre outros.
Esse liquido encontra-se na medula. Para ser extraído existem duas formas de o fazer:
Através de uma veia periférica, é retirado sangue para um sistema que automaticamente separa esses 3 amigos para a Maria, e o restante devolve ao dador.
A outra forma é através da extracção directa na medula, ou seja, sendo administrado primeiramente um anestésico e de seguida retirado da medula uma pequena quantidade de liquido saudável, que vai substituir o estragado da Maria.
Por ultimo pensem que como esta linda princesa Maria, existem muitas outras, e estas desgraças não avisam quando batem à nossa porta.
Imaginem como será o sofrimento de alguém que sabe que existe uma possível cura para a doença, mas não encontra ninguém disponível que seja dador.
Penso que deveria ser um dever de cidadania e humanidade, ajudarmo-nos uns aos outros. Mas infelizmente não é assim, ficando essa ajuda à consciência de cada um.
Com muita tristeza observo que o ser humano tem um "umbigo muito grande" e se esquece de olhar em volta.
Para aqueles que tenham um umbigo pequenino como eu, deixo ficar aqui os contactos e as directrizes de forma a poderem ajudar:
www.chsul.pt
Site para esclarecer duvidas e se inscreverem como dadores de medula.
Telefones:
217504175
217504101
mail: cedace@chsul.pt
Para quem necessitar de alguma ajuda aqui vai: entram no site chsul e preencham o formulário para dadores, de seguida podem enviar por mail de forma a ficarem inscritos. Mais tarde, serão contactados para que se dirijam ao laboratório mais perto da vossa residência de maneira a recolherem uma amostra de sangue para análise, de forma a perceber se são compatíveis ou não.
Podem desistir sempre que quiserem, ou ficarem inscritos e marcarem a diferença.
Obrigada a todos!