terça-feira, 20 de março de 2012

Campanha do Banco Alimentar contra a fome!

De volta ao blog,
desta vez é para referir a nova campanha do banco alimentar contra a fome.

Então passo a citar:

"CAMPANHA - PAPEL POR ALIMENTO"

Através da doação de papéis das nossas casas, trabalhos, etc. podemos ajudar nesta campanha.

1 tonelada de papel usado = 100€ de alimentos

tipo de papel aceite: jornais e revistas; fotocopias; rascunhos; impressos (publicidade); envelopes; papel de fax, papeis timbrados.

Desta forma podemos ajudar quem precisa, e acreditem que cada vez mais há pessoas em grandes dificuldades para alimentarem os seus filhos, etc. A todos não custa nada!!!

Para mais informações vão ao site www.bancoalimentar.pt ou dirija-se a um perto de sua zona de residência.

Obrigada a todos!!!!
Boa Primavera!!!




arquivos mortos

Viva a Primavera!!!!

Olá a todos e a todas!

Decidi partilhar alguma informação pertinente acerca das gordurinhas acumuladas no nosso corpo, uma vez que começa hoje a Primavera!
É uma óptima altura para mudar alguns hábitos alimentares, uma vez que começa a aproximar-se o Verão e ninguém gosta de sentir gordurinhas quando reduz o tamamnho das roupas.....

Segundo a DGS (Direcção Geral de Saúde), a obesidade é considerada a epidemia do século XXI. Sendo actualmente um dos grandes problemas de saúde pública na Europa e em todo o Mundo. Portugal é considerado um dos países europeus com maior prevalência de obesidade infantil.

Os factores directamente relacionados com a obesidade são: a má alimentação, a falta de exercicio fisico, entre outros já referidos em temas anteriores. quando refiro alimentação quero recordar ou informar que não é o açucar que engorda mais, mas sim as gorduras!

Então a nossa atitude passa por alterar o nosso padrão alimentar bem como outros hábitos de estilo de vida, pouco adequados e prejudiciais.Como resposta a este tipo de problemática, em primeiro lugar temos de ter vontade de mudar. Este objectivo será o principal para tudo o resto funcionar.

Quando digo mudar os hábitos de estilo de vida, não me refiro à redução na alimentação, nem reduzir os alimentos até ficar só a comer, alfaces, broculos, couves, até porque não somos animais ruminantes.
Necessitamos de todos os alimentos referidos na roda dos alimentos, agora o aspecto importante é a quantidade que ingerimos de cada grupo de alimentos.



Relativamente ao exercicio fisico é recomendado pela DGS, a sua prática pelo menos, 30 minutos de actividade moderada. de preferência diariamente, e a actividade passa por desporto, marcha, jogging, subida de escadas, utilização de bicicleta estática, natação, etc. O exercício físico pode ser praticado em diversos períodos mínimos, intervalados, de 10 minutos cada.

Os benefícios conseguidos através da perda de peso, mantida a longo prazo por um obeso, podem manifestar-se na: Saúde em geral; melhoria da qualidade de vida; redução da mortalidade.

Tinha muita informação para postar nesta mensagem, mas penso que vocês também já sabem tudo acerca da má alimentação. No fundo o objectivo desta partinha é mais uma vez sensibilizar para o facto de que temos de ser nós prórpios a mudar-mos os nossos hábitos. uma vez que tem de partir de cada um adaptar-se aum novo esrtilo de vida.

Beijinhos e até à próxima. Bom dia Primaveril !!!!!!!!!!!!!












domingo, 4 de março de 2012

Estou de volta!

Olá a todos!

Primeiro quero pedir desculpa pela minha ausência, mas estive ocupada nos Ensinos Clinicos de Pediatria e Obstétricia. Mas como diz o ditado..."Mais vale tarde que nunca"!

Estou de volta para abordar um tema já referido anteriormente....a alimentação!

Isto tudo porque me encontro a pesquisar informação para a minha tese final, no fundo ando a pesquisar o próprio tema da tese. o meu professor está a ensinar-nos como o fazer.

Quero partilhar com vocês o tema geral que escolhi: "Intervenções  de enfermagem ao doente com doença crónica". Primeiro porque penso que existe muita coisa a fazer para mudar as nossas cabeças teimosas, e a visão que temos acerca da nossa saude. (a questão das cabeças teimosas explico para a próxima).
Por outro lado como sabem tenho um carinho especial pelo grupo senior (geriatria - termo usado na saúde) e velhos pela sociedade.

A alimentação vai ser o primeiro ponto que vou abordar, mas quero partilhar convosco mais uns quantos para ver se devagarinho vamos mudando alguns hábitos de maneira a evitar necessitar de recorrer aos hospitais doentes.

Primeiro quero partilhar convosco uma noticia publicada na última semana pela ARSLVT ( Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo).
passo a citar: " este ano foram internados o dobro de pessoas com AVC compardo com o ano anterior".

Fiquei incomodada, até mesmo irritada com esse dado.
Interroguei-me porquê? Pensem comigo:
- hoje em dia todos nós somos informados dos cuidados a ter com a saúde. Onde engloba: a alimentação, exercicio fisico ou caminhadas, etc..
 Será que essa informação está a ser bem dada? ou será que somos nós pessoas que não queremos saber de cuidar de nós próprios, até ao dia em que nos encontramos numa cama de hospital?
Podia estar aqui a noite inteira a fazer perguntas a mim mesma. Mas penso que não encontraria resposta.

Como já referi em temas anteriores ter uma alimentação equilibrada evita muitos desastres, então vou partilhar convosco alguns itens do Guia para as pessoas idosas com o título " CONSERVAR-SE EM FORMA NA IDADE AVANÇADA" disponivel no site da Direcção Geral de Saude. www.dgs.pt.

" Que ao envelhecer pareça belo....as velhas arvores de rua têm encanto. Então, porque não poderei eu, como elas, permanecer belo ao envelhecer?" (DGS:2000)


Conforme o guia vamos classificar os alimentos em 5 grupos:

1º- pão, batatas, arroz, massas, farinha e cereais,
2º- carne, peixe, ovos, leite e produtos lacteos, feijão, lentilhas, ervilhas;
3º- margarina, oleos, gorduras;
4º- vegetais (cenouras, couves, tomates, pepinos, alface);
5º- frutas (maçãs, pêras, melão, laranjas, pêssegos);

Sendo assim:
  •  é recomendado ingerir por dia, no mínimo um alimento de cada grupo. tentado variar dentro de cada grupo.
  • para fazer uma boa alimentação, tem de3 fazer uma boa compra. Deve fazer uma lista com o que precisa e não vá às compras quando estiver com fome.
  • é importante comer todos osn dias fruta os vegetais frescos;
  • deve comer pelo menos 1 refeição quente por dia;
  • comer 3 a 5 refeições a horas certas;
  • se tiver dificuldades em mastigar os alimentos, escolha alimentos mais macios. Como os ovos, lacticionios (leite, iogurtes, queijos, etc), papas, sumos de fruta, vegeitais, peixe cozido e carne picada se for necessário,
  • beba muitos liquidos (minimo 2litros). Esta regra é muito importante. beba agua como bebidas não açucaradas (chas);
  • Pense que o nosso organismo precisa da agua mesmo que nós não tenhamos sede. quando temos sede é porque já o organismo está debilitado a necessitar de agua;
  • Para quem sofre de prisão de ventre (obstipação termo na saude), esta regra é fundamental. BEBA AGUA.
  • por ultimo, não abuse do sal, tente reduzi-lo e melhore o sabor dos alimentos com alho, cebola, funcho, pimenta, oregão e outras especiarias.
Espero que tudo isto que partilhei convosco vos faça pensar sobre a forma de viver que querem adoptar, e não se esqueçam que só vocês é que podem mudar.

Por hoje é tudo, amanhã regresso com mais informações para partilhar convosco. Obrigada a todos! Beijinhos!