quinta-feira, 14 de julho de 2011

Insuficiência Cardiaca Congestiva Atípica

Ao fim de tanto tempo...............
a verdade é que nem sempre arranjamos tempo para tudo.

Voltei a sentir falta de partilhar informações e sentimentos!
Desta vez venho partilhar a Insuficiencia Cardiaca Congestiva Atípica, tentando obviamente utilizar uma linguagem mais acessivel. Pelo menos vou tentar simplificar um tema que aprofundei um pouco e achei bastante interessante.

Em primeiro lugar devo esclarecer o que significa Insuficiência Cardiaca Congestiva.
Sendo esta conhecida como uma disfunção do coração.
Penso que seja conhecido de todos que o nosso coração encontra-se dividido em 4 bolsas, 2 auriculas (em cima) e 2 ventriculos (em baixo). As auriculas enchem-se de sangue, de seguida despejam-no para os ventriculos e estes começam a contrair-se para terem força de expulsar o sangue de forma a que chegue a todas as partes do nosso corpo ( até regressar de novo às auriculas...). Quando existe alguma falha neste enchimento, os ventriculos perdem a capacidade de enviarem o sangue para o nosso corpo de forma eficaz, levando a uma insuficiencia cardiaca. (Sem referir aqui a diferença entre lado direito e lado esquerdo).

São várias as razões que levam a este tipo de insuficiência. Deixo essa explicação  para depois. Mas normalmente, está ligado ao cansaço do próprio coração, que por norma quando tem 60 anos começa a queixar-se...;)) sempre a trabalhar. :) outros aspectos como a alimentação, a falta de exercicio, etc..todas essas coisas que já foram referidas.

Com outro vocabulário, mas mais ou menos isto.
Agora o que gostaria de partilhar é algo novo que também desconhecia. Ou seja, um coração por volta dos 30 anos revelar uma insuficiencia que normalmente aparece por volta dos 60/70...como referi anteriormente.

A resposta a esta insuficiencia cardiaca congestiva atipica, resume-se ao facto de existir um tratamento para o cancro da mama HER2 positivo, que interfere com umas células que constituem o nosso coração.
Um estudo efectuado pelo departamento de oncologia, da Universidade do Hospital Central de Helsinki, na Filândia veio comprovar que a cardiotoxicidade é uma preocupação nesse tratamento. Encontrou efeitos adversos em 1% dos pacientes que efectuaram esse tratamento.

Tratamento com o Transtuzumab:

O nosso coração é constituido por células que cujo nome, são os miócitos, estes por sua vez, na sua variada composição têm uns receptores chamados de  HER2 que exercem a função de cardioprotecção. Ou seja, proteger o coração.

Por sua vez, as células mamárias também são compostas desses receptores, os HER2, mas aqui com funções diferentes.
Ou seja, nas células mamárias a função é de crescimento epidérmico (pele), que obriga a ter uma proteina e uma leitura para se dar esse crescimento, que não pode ter erros.
Um simples erro que aconteça no crescimento dessas células epidérmicas, pode desenvolver-se em células anormais, essas por sua vez vão originar mais células anormais. A que damos o nome de cancro de mama HER 2 positivo. (forma simplificada de explicar)

Então o que faz este medicamento (Transtuzumab)?

Este fámraco o que vai fazer é evitar que essas células anormais se repliquem e aumentem o espaço em que se encontram. Este fármaco no fundo é um antagonista desse receptor (HER2).
Ou seja, sempre que algo se ligue a esse HER 2, ele tem como função o crescimento epidérmico, mas se for anormal então esse crescimento vai-se manter anormal.

Ao ser antagonista (Transtuzumab), vai ligar-se na mesma, mas evitando esse crescimento. Prevenindo dessa forma o crescimento de mais células anormais. Fazendo com que o cancro nao se desenvolva tanto.

Mas e o coração, o que acontece? porque é prejudicado?
Se o coração têm esses mesmos receptores (HER2), ao tomar este fármaco, também se vai ligar aos miócitos, ( células cardiacas) diminuindo a sua capacidade de protecção. uma vez que os receptores HER2 nos miócitos exercem a função de cardiprotecçao como já tinha sido referido.


Mais uma vez espero ter conseguido usar vocabulario simples de forma a clarificar mais um tema acerca de nós todos...uma vez que todos temos coração! ou não?! :)

Até à próxima!!!